O que você deve aprender com o pai do marketing Philip Kotler para dobrar as vendas da sua empresa?

Método utilizado por empresas como Motorola, Michelin e Bank of America…

Como vender para um público que está cada vez mais distraído?

Empreender já é algo difícil, empreender no Brasil é um desafio. Mas, empreender no Brasil com uma radical mudança no comportamento do consumidor é loucura.

Mas o que seria da nossa vida sem uma pitada de “loucura”? Simplesmente não teriam empreendedores neste mundo.

E mesmo depois de colecionar loucuras durante a minha trajetória, eu tenho a plena certeza que a maior de todas seria não ter dado ouvidos ao famoso pai do marketing, Philip Kotler.

Eu não falo inglês, mas a minha alma gritava por resultados e aprender - o que você está prestes a ver - mudou o jogo do meu negócio.

O mesmo processo utilizado por essas e outras marcas, como Motorola, Michelin e Bank Of America que citei acima não foram para potencializar os resultados delas, mas foi o que tornaram essas marcas, grandes marcas.

O que a indústria de pneus Michelin, o famoso banco americano “Bank Of America” e a marca de celular Motorola têm em comum?

Todas tiveram o mesmo mentor, a mesma cabeça pensante por trás para aplicar o processo do 5 A’s que você vai aprender agora…

Mas antes, quem é Philip Kotler?

Um simples professor universitário de marketing, palestrante e escritor das maiores e mais famosas obras sobre marketing dos últimos tempos. Kotler tem se dedicado a entender este novo processo de decisão de compra do consumidor após a digitalização.

Não à toa, é considerado, o pai do marketing.

O que não falta é conhecimento e domínio sobre o assunto para compartilhar com você, mas vamos nos concentrar no que realmente importa.

Desde a digitalização, o comportamento do consumidor mudou. O nosso cliente está muito mais conectado, recebendo 10x mais informações, o que o faz ser um consumidor bem mais distraído, sendo bombardeado por entretenimento, propagandas e ofertas.

Isso criou um mecanismo de defesa que fez com que o cérebro humano criasse um filtro para despejar informações que ele considera irrelevante e repetitivo.

Isso forçou os empresários a se reinventar e criar maneiras, processos e estratégias para continuar na memória do cliente.

E dentre essas criações, nenhuma se provou tão eficiente quanto os 5 A’s de Kotler.

O primeiro A é o que Kotler chama de:

Assimilação

Nada mais é do que ser notado, ter seu produto, sua marca, sua empresa notada pelo cliente.

Entenda que ser notado não é a mesma coisa que ser visto. Você precisa chamar atenção e Kotler chama isso de assimilação. A primeira fase de uma etapa de compra, chame a atenção para o seu produto.

Indo para o segundo A, Kotler o chama de:

Atração

“Interessante, eu gosto do que esse produto faz.” Na fase da atração, essa é a reação que nós esperamos que você produza no seu público. Por isso, este é o momento em que você desperta o interesse para o cliente. Tem que trazer algum benefício notável para ele.

Seguindo a nossa nova jornada do consumidor, estamos partindo para a fase 3, o que Kotler chama de:

Arguição

Nessa fase é importante você despertar a curiosidade, fazer com que o cliente busque mais informações, entrando em seu site, perguntando para o vendedor qual é o preço, formas de pagamento, qual o material que está sendo usado, se tem garantia ou não, buscar mais.

A penúltima etapa de Kotler é o quarto A, de:

Ação

A finalização da compra, o momento em que de fato o interessado/curioso se torna um cliente e entra mais dinheiro para o caixa da sua empresa.

E você deve estar se perguntando… “Qual seria o quinto A, já que eu adquiri o cliente aqui nesta fase, não tem mais o que fazer depois disso…”

O quinto A meu pequeno gafanhoto é o mais importante de todos e o que diferencia a sua marca das outras, o que torna a sua marca a favorita, relevante e procurada por todos os consumidores.

O quinto “A” de Kotler, ele chama de:

Apologia

Nada mais é que a RECOMENDAÇÃO. Nada é mais forte para uma marca ou empresa do que o boca a boca, a recomendação de um amigo para o outro, levando novos clientes quase que de graça para a porta da sua empresa.

Seja isso online ou offline, a indicação de um amigo sempre será mais forte do que uma propaganda, outdoor ou panfletos. E o momento em que estamos vivendo, a forma mais fácil do seu cliente ouvir é através da boca de um amigo.

Então vamos recapitular…

Assimilação, ser notado. Atração, gerar interesse. Arguição, gerar curiosidade para saber mais. Ação, finalização da compra e por último e mais importante, Apologia, que é a recomendação da sua marca, famoso boca a boca.

MAS ESPERE. TEM MAIS.

Kotler é uma fonte inesgotável de conhecimento quando o assunto é vendas, marketing, construção de marca e resultado dentro do empreendedorismo online e offline.

O que você aprendeu aqui foi apenas a ponta de um iceberg. Tem muito mais gelo embaixo da água para extrair e graças a um grande empresário, investidor e palestrante conhecido no país inteiro, Pyero Tavolazzi, você acaba de ter a oportunidade de não só aprender algumas dicas com Kotler, mas toda uma estratégia que compõe um negócio.

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Mas como nós prezamos pela qualidade das pessoas que estarão no evento, não só dos palestrantes, eu quero te mostrar que tipo de pessoa nós não queremos para este evento.

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Assista esse vídeo aqui embaixo e entenda do que estou falando…

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